O Ford Bronco é um modelo de veículo off-road, mas isso não é apenas um status comercial. Desde o seu lançamento, na década de 60, é um carro criado para suportar qualquer terreno sem dificuldade. Por isso mesmo, ao longo da história, muitas equipes e seus pilotos decidiram pilotar um Ford Bronco em rallys, corridas e outros tipos de provas off-road.
Aqui, nós apresentaremos alguns dos mais conhecidos Broncos, que disputaram também algumas das mais conhecidas e perigosas provas.
Big Oly Bronco
Este Bronco está em alguns de nossos artigos, mais especificamente pelo alto valor de venda que emplacou em um leilão. Mas quando se fala sobre Ford Bronco em rallys, é impossível deixar ele de lado. É certamente um dos mais memoráveis veículos de toda a história do motosport mundial.

Construído com base em um modelo de 1969, com motor Windsor V8 de 5.8 litros e 390hp de potência. Foi pilotado por Parnelli Jones, vencedor das 500 milhas de Indianápolis em 1963 e também conhecido por nomear seus carros como pets. Como piloto do Big Oly, Parnelli venceu as famosas corridas no deserto: Baja 1000 e Mint 400.
Hall Racing Bronco

Pilotado por Larry Minor e Rod Hall, este modelo de 1968 também venceu a Baja 1000, no ano de 1969. Foi vendido logo depois, participou de mais algumas provas e depois ficou totalmente abandonado, enferrujando por longos anos, até ser recuperado pela restauradora de veículos off-road Samco Fabrication.
Foi então que Rod Hall, já com 78 anos e sua neta, Shelby Hall, o pilotaram na corrida NORRA 1000 de 2016, chegando em segundo lugar na categoria Vintage Pioneer 4×4.
Ford Bronco Thunder

Modelo originário de 1966, o primeiro ano da primeira geração do Bronco, recebeu uma restauração no ano de 1975 para que pudesse participar de competições off-road.
Venceu a Baja 1000 duas vezes seguidas, nos anos de 1978 e 79, além da Mexicali 250 de 1980 e a Mint 400 em 1981 – portanto, 4 anos seguidos vencendo importantes e conceituadas provas.
Lovell Ford Bronco

Brad Lovell e sua família restauram e modificam Ford Broncos há décadas. Mais tarde, em 2015, Lovell resolveu criar a sua equipe, a The Lovell Bros Racing e de fato começar a competir com as suas criações.
Com este Bronco de 1968 restaurado, Lovell correu na NORRA 1000, mas perdeu o motor na metade da corrida. Logo depois, nos anos seguintes, continuou competindo na NORRA e na Mint, chegando a vencer a primeira por duas vezes em sua categoria.
Ford Bronco The Joker

Construído em 1985, em cima de um modelo do ano de 1972, exclusivamente para disputar a corrida da Associação Quatro Rodas da costa leste dos EUA, a EC4WDA. Como resultado, The Joker venceu a prova a partir deste ano, até um total de 7 vitórias, chegando entre os dez primeiros em todas as edições entre os anos de 1990 e 2000. Ray Kamp e Mary Kamp o pilotaram e construíram.
Baja Broncos Unlimited Stroppe

Modelo de primeira geração, de 1969, ressuscitado pela Baja Broncos e pela Kaysinger Racing. Pilotado por Andrew Norton e Todd Zuercher, passou a ser um competidor assíduo em todas as edições da NORRA 1000, desde o ano de 2012, na categoria Vintage Pioneer 4×4.
No entanto, nunca venceu a prova. A sua mais impressionante marca é nunca abandonar uma prova, que é sem dúvida conhecida por acidentes e quebra de veículos.
Moss Bros. Racing Bronco

Carregando o nome da equipe, esse modelo de 1979 do Ford Bronco está em corridas há mais de duas décadas. No período, venceu o campeonato de classe 3 da SCORE em quatro oportunidades: Os anos de 2002, 2003, 2008 e 2014.
A SCORE International Off-Road Racing é uma associação que promove algumas das mais importantes provas do off-road, como as edições 400, 500 e 1000 da Baja e a San Felipe 250.
A lendária vitória de 1969
Iniciada em 1967, curiosamente no ano seguinte ao lançamento do Ford Bronco, a Baja 1000 é de fato a mais conceituada prova off-road do mundo. Acontece anualmente no México, na Baja California Peninsula.
Até a crise dos combustíveis de 1973, quando não houve prova, o Bronco venceu quatro das sete provas realizadas.
Ford Bronco Desert Racing

Em 1969, Larry Minor e Rod Hall venceram a Baja 1000 pilotando um modelo de fábrica, sem modificações, que depois viria a se tornar o Hall Racing Bronco que mencionado anteriormente.
No final de 2021, o primeiro ano do relançamento do Bronco, a Ford fabricou também uma tiragem limitada com apenas 50 unidades do Ford Bronco Desert Racing, ou Ford Bronco DR. Ele é construído especialmente com a finalidade de repetir a façanha de Minor e Larry, que venceram a Baja 1000 com um modelo de fábrica.
É um protótipo da Ford Performance Motorsports em colaboração com a Multimatic. Ele vem equipado com um motor Ford Coyote V8 5 litros de terceira geração, que alcança 400hp de potência. Seu valor de venda é de 200 mil dólares. Considerando que um Ford Bronco de sexta geração custa 40 mil dólares nos EUA e 250 mil reais no Brasil, o Bronco DR custaria 1 milhão e 250 mil reais.
Na classe feminina de pilotos, no entanto, a sexta geração do Ford Bronco vem impondo respeito na Rebelle Rally X-Cross. As duas duplas que pilotaram um Bronco Raptor conquistaram o terceiro e quinto lugar nos 7 dias de prova, enquanto a dupla pilotando um WildTrak chegou em sexto, levando também o prêmio de estreantes do ano.
O Ford Bronco DR correu seu primeiro Baja 1000 no ano de 2022. Teve a sua segunda participação no ano passado. Será que a Ford conseguirá finalmente repetir o feito da primeira geração do Ford Bronco em rallys?
Quem sabe na próxima corrida no deserto?!