Depois de 25 anos ausente das concessionárias, a Ford recria o modelo Bronco, que voltou finalmente às ruas, às estradas e a todo tipo de terreno ao redor do mundo.
Embora não houvesse uma nova versão há tantos anos, o Bronco nunca saiu do imaginário popular, principalmente dos entusiastas que colecionam, reformam e discutem a respeito de todas as suas gerações e versões, que brilharam principalmente nos Estados Unidos entre 1966 e 1991.
E como está se saindo o Ford Bronco ao redor do mundo, desde o seu retorno em 2020/21?
O Ford Bronco está de volta!
O relançamento do Bronco começou a ser discutido pelos executivos da Ford em 2016, 20 anos após o modelo sair de linha. A data inicial de lançamento era para 2020.
Em 2017, para medir a aceitação do público, a montadora abriu uma pré-reserva, uma espécie de fila para quem quisesse comprar o Bronco, assim que o modelo começasse a sair de fábrica. Em cerca de quatro anos, foram quase 200 mil pré-reservas, no valor de 100 dólares cada uma. Uma First Edition do Bronco saiu de fábrica ainda em 2020, marcando o relançamento. Foram 7 mil unidades iniciais dessa edição, sendo o primeiro Ford Bronco First Edition a sair da fábrica leiloado por mais de 1 milhão de dólares.
O relançamento do Ford Bronco no mundo

O novo Ford Bronco retornava no segundo semestre do ano de 2020, fabricado principalmente nos EUA, mas também no México. Entre 2020 e 2021, vendeu nos EUA, Canadá, Brasil, México, Argentina e Colômbia.
No Brasil, assim como nos outros países da América Latina, foi disponibilizado o Ford Bronco Sport, na versão Wildtrack, de fabricação mexicana. Outras versões estão disponíveis de acordo com a região.
No ano de 2021, as vendas do Bronco tiveram ótima performance nos EUA, considerando a sua reinserção em um mercado já bastante saturado de SUVs médios, de marcas como a Jeep, Chevrolet, Toyota, Subaru, Hyundai, entre outras.
Canadá vem com melhor desempenho de vendas após os Estados Unidos e, na América do Sul, as vendas começaram mais discretas. É de se levar em consideração, que somos um mercado que nunca tinha visto um Ford Bronco antes, mas o desempenho das vendas do modelo nos anos seguintes, mostram que as pessoas já começaram a perceber a sua qualidade.
A seguir, um vídeo mostrando a fabricação do Bronco em uma das principais fábricas da Ford, em Michigan, nos EUA.
Ford Bronco na Europa
No final de 2023, o Ford Bronco fez sua estreia em alguns países europeus. Assim como no Brasil, o novo Bronco é o primeiro vendido por lá, nas versões Badlands e Outer Banks (para os europeus).
O Ford Bronco no mundo hoje

O Bronco tem um ótimo desempenho em vendas nos EUA, um público já apaixonado pelo modelo desde a década de 60. Já na América Latina e na Europa, suas vendas começaram abaixo de seus concorrentes mais diretos, mas dá sinais de que os números vão subir com o passar dos anos.
Aqui no Brasil, uma dificuldade inicial foi o preço, que era a partir de 270 mil reais. A Ford fez uma redução recente nesse valor, que caiu para cerca de 250 mil reais. Para se ter uma ideia, um dos maiores concorrentes do Ford Bronco é o Jeep Compass, que está por volta dos 180 mil. E apesar das características do Bronco justificarem essa diferença sem dificuldades, alguns consumidores podem acabar optando pelos modelos já conhecidos por aqui, por um preço menor. Mas não se engane. Quem experimenta o Bronco se apaixona!
Vamos ver o valor do Ford Bronco pelo mundo:
- EUA: 30 mil dólares (cerca de 160 mil reais)
- Canadá: 50 mil euros (cerca de 290 mil reais)
- Espanha: 86 mil euros (cerca de 500 mil reais)
- Portugal: 130 mil euros (cerca de 750 mil reais)
- México: Equivalente a 425 mil reais
- Argentina: Equivalente a 700 mil reais
Algumas versões do Ford Bronco, ainda não disponíveis no Brasil:



O Bronco será produzido na China
Em 2024, o Bronco passará a sair de fábrica na China, para o próprio consumidor chinês e muito provavelmente expandindo suas vendas pela região, a exemplo da fabricação no México para a América do Sul. Não há muita informação ainda, mas o valor previsto é de 300 mil yuans, o que dá aproximadamente 225 mil reais.

Pode aguardar, que nos próximos anos as vendas do novo Ford Bronco devem aumentar consideravelmente, não apenas nos Estados Unidos, mas em todo o mundo. Cerca de 3 anos apenas para um modelo retornar a cena depois de 25 anos e, principalmente, de um modelo novo ser apresentado pela primeira vez como é o caso do Brasil, é bem pouco.
Mas o Bronco, com toda certeza, tem conteúdo para encantar os apaixonados por carros, seja na cidade ou no off-road!
A Ford agora é Premium

Algo digno de nota é que, paralelamente ao processo de relançamento do Bronco, a Ford fechou algumas fábricas ao redor do mundo, inclusive aqui no Brasil. Embora parte do público tenha a tendência de observar esse fato como uma prova de que a marca passava por dificuldades, isso nada mais era do que uma mudança de estratégia.
A Ford então passou a ser uma marca premium, oferecendo veículos mais modernos e completos. Uma visita no site da Ford já é o suficiente para constatar que não há mais modelos considerados “populares”. A marca agora trabalha apenas com modelos top de linha como o Bronco, o Mustang e o Expedition.
O resultado é um volume reduzido de vendas e um maior lucro, ainda que algumas regiões importem de outras, como é o caso do Brasil, cujo Bronco é fabricado no México.

O Ford Bronco é, portanto, um veículo de alto nível para aqueles que buscam o melhor de um SUV médio, pronto para qualquer tipo de terreno, deixando de considerar apenas o valor de compra, mas o valor agregado do veículo.