Bronco Sport vs Bronco: Afinal, eles são o mesmo carro?
O Bronco Sport não é simplesmente uma das versões do Bronco, mas de fato, um modelo diferente de veículo, apesar de compartilharem muitas de suas características entre si. E você sabia também que o modelo Sport é o único tipo de Bronco que é vendido no Brasil atualmente?
Dessa vez, nós vamos analisar as diferenças e semelhanças entre o Ford Bronco e o Ford Bronco Sport, bem como as características de cada um deles, explicando porque eles podem ser considerados o mesmo modelo, mas ao mesmo tempo modelos diferentes da Ford.
Então é só nos acompanhar que vamos explicar tudo isso logo a seguir.
Bronco Sport vs Bronco

As primeiras e mais óbvias diferenças que podem ser notadas nos dois modelos são o valor de venda, o visual e finalmente, para os brasileiros, a ausência de uma dessas versões no mercado. Mas o Ford Bronco e o Ford Bronco Sport possuem ainda mais diferenças entre eles e poderiam ser de fato dois modelos com nomes totalmente diferentes.
E porque, então, os dois levam o nome do lendário veículo da Ford?
Em primeiro lugar, porque ambos os modelos carregam características fundamentais das gerações anteriores do Bronco. E como atualmente há mudanças significativas no mercado, em comparação ao que era nos anos 90, a Ford achou conveniente criar essas duas versões, cada uma delas sendo preparada mais especificamente para um tipo de consumidor.
O Ford Bronco foi concebido com mais características de um off-road “raiz”, por assim dizer, um veículo que supera qualquer condição, enquanto o Ford Bronco Sport é um utilitário que também traz características off-road, mas é um SUV menor, com melhor dirigibilidade e por isso é mais indicado para o público das cidades grandes.
Vamos a seguir entrar nos detalhes das diferenças que fazem o Bronco e o Bronco Sport serem únicos, mas ao mesmo tempo ambos captando totalmente a essência desse clássico de todos os tempos da Ford.
Dimensões externas

Por fora, a diferença de tamanho dos dois não chega a ser gritante, mas elas existem. Dessa forma, são 2 centímetros no comprimento, 4 centímetros na largura e 2 centímetros na altura, a mais no Ford Bronco (versão 2 portas).
Ford Bronco Sport* (4 portas)
*Versão vendida no Brasil
- Comprimento: 439 cm
- Largura: 189 cm
- Altura: 181 cm
Ford Bronco (básico, 2 portas)
- Comprimento: 441 cm
- Largura: 193 cm
- Altura: 183 cm
Ford Bronco (básico, 4 portas)
- Comprimento: 481 cm
- Largura: 193 cm
- Altura: 185 cm
Capacidade de carga
A capacidade de carga é uma das diferenças mais significativas entre o Bronco e o Bronco Sport, principalmente no que se refere à capacidade de rebocar. O Ford Bronco pode puxar cerca de 1600 quilos, enquanto o Bronco Sport puxa “apenas” 1000 quilos.
Ford Bronco Sport* (4 portas)
*Versão vendida no Brasil
- Reboque: 998 Kg
- Carga: 458 Kg
Ford Bronco (básico, 2 portas)
- Reboque: 1588 Kg
- Carga: 561 Kg
Ford Bronco (básico, 4 portas)
- Reboque: 1588 Kg
- Carga: 660 Kg
Motorização e transmissão
Nesse sentido, o Bronco Sport tem um maior foco na economia e no conforto ao dirigir. Ele faz cerca de um quilômetro e meio a mais por litro em média, enquanto essa diferença sobe para 2,5 quilômetros, quando avaliado o seu consumo nas estradas.
Já o Bronco tem maior potência (50 HP a mais), porém tem um maior consumo. A sua transmissão é manual, em contraste com a automática do Sport.
Ford Bronco Sport* (4 portas)
*Versão vendida no Brasil
- Motor: 2.0 litros, 4 cilindros, gasolina
- Transmissão: Automático de 8 velocidades (shiftable)
- Potência: 250 HP
- Consumo: 9.8 quilômetros por litro
Ford Bronco (básico, 2 portas)
- Motor: 2.3 litros, 4 cilindros, gasolina
- Transmissão: Manual de 7 velocidades
- Potência: 300 HP
- Consumo: 8.5 quilômetros por litro
Ford Bronco (básico, 4 portas)
- Motor: 2.3 litros, 4 cilindros, gasolina
- Transmissão: Manual de 7 velocidades
- Potência: 300 HP
- Consumo: 8.5 quilômetros por litro
Nessa comparação, utilizamos a versão mais básica do Ford Bronco americano (Big Bend) de 2 e 4 portas. Já para o Bronco Sport, utilizamos a versão mais barata (e única a princípio) no Brasil, que é a versão americana mais cara (Badlands, por lá).
Bronco Sport vs Bronco no Brasil

Como já mencionamos no início do artigo, não há Ford Bronco sem ser o Sport à venda no Brasil. Ou seja, por aqui, temos uma única versão do Bronco Sport, que é fabricada no México.
O Ford Bronco Wildtrak no Brasil é exatamente a versão Badlands nos EUA, ou seja, por aqui só se vende a versão topo de linha do Bronco Sport americano.
Vamos ver outras de suas características:
Bronco Sport Wildtrak
O que está incluso inicialmente nessa versão?
- Motor: 2.0 l Ecoboost a gasolina, 16 válvulas, 253 cavalos
- Transmissão: 8 velocidades, automática (shiftable)
- Consumo: 8,9 quilômetros por litro na cidade e 11 quilômetros por litro na estrada
- Tanque de combustível: 64 litros (autonomia de até 700 quilômetros)
- Tração: 4×4 com sistema GOAT para 7 diferentes tipos de terreno
- Retrovisor externo com rebatimento, ajuste elétrico e indicador de direção
- Ar condicionado digital dual zone com duto para os bancos traseiros
- Vidros Elétricos com sistema de abertura e fechamento com um toque
- Volante com ajuste de altura e de profundidade
- Bancos parcialmente revestidos em couro
- Tela touch LCD 8 polegadas + Premium Sound System com 10 alto-falantes e subwoofer
- 9 Air bags (quatro na frente, sendo dois nas laterais, dois laterais traseiros, dois de cortina e um para o joelho do motorista)
- 8 opções de cores disponíveis
Bronco ou Bronco Sport?

Ford Bronco e Bronco Sport conseguem sem dúvida trazer o que há de melhor no clássico da Ford dos anos 60 a 90, incluindo todo o carisma que fez do Ford Bronco um dos carros mais famosos de toda a história.
Na década de 60, o Bronco despontou como o primeiro veículo que servia para o off road, contudo, mantinha o conforto necessário para andar com ele nas ruas e estradas. Mas hoje em dia não é diferente!
O Ford Bronco Sport é um modelo que vai agradar aqueles que dirigem pela cidade, mas não abrem mão de um carro confortável e com potência, que encara qualquer terreno sempre que for necessário.