Ford Bronco Sport vs Jeep Compass, qual é o melhor?
No Brasil, o Ford Bronco Sport ainda não está próximo do volume de vendas do SUV médio mais vendido no país, que é o Jeep Compass. Mas isso significa que o Compass é um modelo melhor do que o Bronco Sport?
Então, como explicar que nos EUA o Bronco vende mais do que o Compass?
A explicação é bem simples: O volume de vendas nem sempre tem relação com a qualidade de um veículo, com o que ele realmente oferece. Muitos consumidores acabam optando pelos modelos que já são conhecidos por aqui.
Então, nesse artigo, nós vamos comparar não apenas as vendas do Bronco e do Compass aqui e nos EUA. Como também o que cada modelo oferece, os motivos do Bronco não ser ainda tão popular no Brasil e falaremos até mesmo sobre a antiga rivalidade entre a Ford e a Jeep.
A Rivalidade entre Jeep e Ford
Jeep, na verdade, é uma marca que surgiu em 1941, e pertencia à montadora Willys-Overland, até a década de 60. Atualmente, pertence ao grupo Stellantis, um conglomerado automotivo que detém as marcas: Chrysler, Alfa Romeo, Citroen, Dodge, Fiat, Peugeot, RAM e Jeep, entre outras.

Durante a segunda guerra mundial, os EUA encomendaram um veículo de reconhecimento terrestre militar para uso na guerra. American Bantam, Willys-Overland e Ford entraram na disputa pela fabricação. Dentre os protótipos das três marcas, o da Willys foi o escolhido para ser fabricado em série, o modelo Willys MB. Mas a Willys não conseguiria produzir o montante requerido a tempo, então a Ford foi também contratada, produzindo o Ford GPW.
Em 1945 a Willys adaptou o veículo para uso civil. A Ford entrou com um processo pelo uso do nome Jeep, alegando a pronúncia da sigla GP de seu veículo militar. Porém, a marca foi considerada propriedade do Governo americano e da Bantam. Após sua falência na década de 50, a Willys herdou o direito à marca.
No pós guerra, esse tipo de veículo começou a fazer sucesso e, na década de 60, a Ford decidiu reinventar o conceito do jipe militar, mais adaptado às exigências de conforto da cidade e das autoestradas, sem sacrificar o potencial off-road.
Surgia assim o Ford Bronco, que rapidamente subiu para primeiro no ranking de vendas, atingindo 40% de todo o mercado já no primeiro ano, desbancando o concorrente da Jeep.
Os modelos nos EUA e no Brasil
O Ford Bronco original se despediu em 1996. O modelo fez história, se inserindo profundamente na cultura pop americana, mas nunca havia sido vendido no Brasil.
O Ford Bronco só chegou por aqui em 2021, importado do México. Em contraste, o primeiro Jeep da Willys foi vendido por aqui já na década de 50 e, desde 2015, seus modelos saem de uma fábrica nacional, enquanto a Ford fechou suas fábricas no país em 2021
É aí que está a grande diferença. Os veículos da Jeep já são bastante conhecidos do público brasileiro, enquanto o Bronco é apenas um novato, conhecido por bem poucos até o momento. Isso ainda reflete na venda dos dois modelos, como demonstrado a seguir:
Comparativo de vendas no Brasil em 2022
- Jeep Compass 63.467 unidades (1º lugar – SUV médios)
- Ford Bronco Sport 1.575 unidades (16º lugar – SUV médios)
Bronco Sport vs Jeep Compass nos EUA

Nos EUA o cenário é bem diferente. Apesar de não ter sido fabricado por um período de 25 anos, o Bronco é um modelo amplamente conhecido e aclamado pelos americanos. Não bastou muito, desde o seu relançamento, para que ele passasse a vender mais do que o rival de décadas. Compare as vendas do Bronco Sport vs Jeep Compass nos EUA:
- Média de unidades vendidas do Ford Bronco anualmente nos EUA: 120 mil unidades
- Média de unidades vendidas do Jeep Compass nos EUA: 100 mil unidades
Com esses dados, podemos ver que o Jeep Compass, apesar de lançado 5 anos antes do relançamento do Bronco, já perdeu terreno para o utilitário da Ford.
Vale lembrar que há atualmente uma enorme competição entre modelos de SUVs e Picapes. Por exemplo, no ano de 2022, o topo 10 nos Estados Unidos possuía apenas um modelo de sedan. Todos os outros eram picapes ou SUVs. O primeiro SUV da lista foi o Toyota RAV4 com 366 mil unidades vendidas, ficando na quarta posição dos veículos mais vendidos nos EUA. A primeira picape da lista é também o número um mais vendido, o Ford F-Series, com mais de 660 mil unidades.
Já no Brasil, o RAV4, que custa cerca de 350 mil reais, vendeu menos do que o Bronco, com apenas pouco mais de 1000 unidades.
Bronco Sport vs Jeep Compass: Características

Chegou a hora de colocarmos os dois modelos lado a lado, para avaliarmos qual deles venceria uma disputa. Por aqui, o Bronco Sport Wildtrak é o modelo único e nós vamos avaliar junto com uma versão compatível do Compass.
PREÇO. Como existe apenas o Wildtrak, o preço do Bronco Sport é único, na faixa de 270 mil reais. Já o Compass tem versões que vão de 185 a 290 mil reais. As versões que chegam mais próximas ao que oferece o Bronco tem valores a partir de 240 mil.
As CORES disponíveis para o Bronco Sport são mais variadas que para o Compass, que em alguns modelos só está disponível em preto, branco ou cinza. O Bronco tem 9 opções de cores, incluindo algumas mais chamativas como azul, verde e vermelho.
O MOTOR do Bronco é um 2.0L Ecoboost à gasolina, com 253 cavalos de potência e 380 Nm de torque. Já o Compass tem opções de motores à gasolina, flex e a diesel, dependendo da versão. Até a que custa 240 mil, o motor é de 1.3, com 185 cavalos de potência e 270 Nm de torque. Ou seja, bem inferior ao Bronco Sport.
CONSUMO. Nesse quesito quem leva é o Compass, que faz uma média de 11Km por litro, contra 10Km/l do Bronco. O tanque do Compass cabe 10 litros a menos que o do Bronco.
O PORTA-MALAS do Bronco é maior, de 580 litros, contra 476 do Compass. O Bronco ainda pode rebocar quase 1 tonelada de carga.
O VISUAL do Bronco Sport é mais clássico, ou vintage, com linhas que lembram o Bronco de primeira geração. O Compass, por sua vez, adota um estilo mais alinhado com os dos modelos atuais.
Em resumo
O Bronco Sport é um veículo cuidadosamente pensado para o off-road, mas com conforto e desempenho excelentes na cidade. O Compass, por outro lado, é nitidamente mais voltado para os centros urbanos.
Além do desempenho superior do Bronco e de características como o sistema GOAT com configurações para diferentes terrenos, existem alguns detalhes que reforçam essa afirmação. Por exemplo, no porta-malas do Bronco você encontra uma bancada, tomadas e abridor de garrafas, além do acesso por uma abertura no vidro. No Compass, o diferencial do porta malas é um sensor que abre a porta ao passar o pé por baixo.
Conclusão do comparativo

Assim como a grande maioria dos jornalistas especializados, daríamos a vitória ao Bronco no comparativo. Mas é necessário pensar em que tipo de carro você pretende comprar.
Se você não liga tanto para o off-road ou o melhor desempenho em ladeiras e terrenos escorregadios e acidentados, você pode escolher uma das versões mais em conta do Jeep Compass e economizar na compra do carro.
Mas se você tem o espírito mais aventureiro e quer que seu carro possa encarar qualquer obstáculo, além de valorizar um modelo que se tornou um ícone cultural, o seu carro é o Ford Bronco.
Esperamos que faça uma boa escolha!