Curiosidades imperdíveis sobre o Ford Bronco

O texto que preparamos para você está repleto de curiosidades sobre o Ford Bronco, que você não pode deixar de conferir. Quantas dessas você já sabia?


Quase um sessentão

Criado em 1966, o Ford Bronco não é mais um garotão e já chegou aos seus 58 anos, conquista pela qual raros modelos em toda a história podem se gabar. É muita história!


Seu primeiro nome não era Bronco

Quando ainda estava sendo projetado, então na década de 60, o Bronco ganhou um nome provisório, antes de receber seu nome comercial. Ele foi chamado internamente de GOAT na Ford. Goes Over Any Terrain era o seu significado, pois era um modelo projetado para andar em qualquer lugar.


Curiosidades Ford Bronco: Inspirado na Segunda Guerra

O Bronco foi inspirado nos Jipes militares da segunda guerra mundial.

Os jipes das décadas de 50 e 60 baseavam-se nos jipes militares utilizados na segunda guerra mundial. Aliás, o principal designer do Bronco, Mckinley Thompson Jr., serviu no setor de engenharia durante a guerra, onde aprendeu a projetar.


O primeiro afro-americano

Mckinley Thompson Jr. foi também o primeiro designer afro-americano da Ford dos Estados Unidos. Ele criou o design de alguns dos modelos mais atemporais da marca, como o Mustang, o Thunderbird e o próprio Bronco.


Um rival de peso para o Jeep

O Ford Bronco nasceu com o intuito de rivalizar o líder de mercado na época, o Jeep Willys. Já em seus primeiros anos, o Bronco liderava o mercado ao lado dele e de outro rival, o International Harvester Scout.


Um off-road diferente de todos

Da esquerda para a direita: Bronco Wagon, Roadster e Sport Utility.

Os rivais do off-road da Ford tinham alguns problemas, que o Bronco vinha solucionar. Eles focavam apenas o off-road, por isso eram desconfortáveis na estrada. Não possuíam também a maioria dos itens para o conforto interno. O Ford Bronco foi projetado para ser uma máquina forte, com versatilidade nos terrenos difíceis e conforto nas ruas e nas estradas.


O público é quem pediu

Essas características não surgiram por acaso. Eram o desejo dos proprietários de off-road nos Estados Unidos que até então compravam outras marcas. Afinal. uma grande pesquisa da Ford com esse público foi o que determinou como seria o off-road ideal para o futuro bem próximo.


Um teste inusitado

O projeto do Ford Bronco não ficou apenas no papel e nos protótipos. Porque para definir os tamanhos ideais dos eixos e da carroceria, os engenheiros conduziram alguns testes de campo. Em um deles, três protótipos do Bronco, com diferentes configurações, ficaram lado a lado com um Jeep e um Scout de fábrica, com a finalidade de testar seu desempenho no deserto do Arizona.


Um dos mais raros

Uma das maiores raridades é a versão Roadster de 1966 do Bronco. Mas uma das maiores curiosidades é que nem todos podem ser chamados de Ford Bronco Budd. É que as primeiras unidades da versão Roadster não foram de fato fabricadas pela Ford, mas pela montadora chamada Budd. Eles fabricaram apenas as primeiras 200 unidades.


Curiosidades Ford Bronco: Mustang é parente do Bronco?

Sim, o Bronco tem algumas familiaridades com outro lendário modelo da Ford, o Mustang. Ambos foram analogamente criados pelos mesmos executivos (Lee Lacocca e Donald Frey) e pelo mesmo designer (Mckinley Thompson Jr.). E assim como o Mustang, seu nome também é o de uma raça de cavalos.


O que a F-100 e F-150 tem a ver com o Bronco?

O Bronco teve os chassis adaptados do Ford F-100 e F-150.

Apesar da inovação e do design único do Ford Bronco, ele adaptou diversos componentes de outros modelos da montadora. A partir da segunda geração (1978) até a quarta (1987), seu chassi era uma adaptação da pick-up F-100. Na quarta geração ele passou a adaptar tanto o chassi quanto a grade dianteira do F-150.


A primeira geração foi a mais longa

Ford Bronco: Primeira geração durou 12 anos.

A primeira geração do Ford Bronco foi do seu lançamento em 1966 até o ano de 1977. Nada menos do que 12 anos.


Porque a segunda geração foi a mais curta?

Já a segunda geração durou apenas 2 anos (78 a 79). Na verdade, era para ser lançada em 1974, mas a crise de combustíveis no ano anterior fez com que a Ford não só adiasse o lançamento, mas também iniciasse o desenvolvimento da terceira geração antes mesmo de lançar a segunda. Isso porque a G2 do Bronco vinha com motor de 6.6 litros, já a G3, ganhou um motor com menor consumo. 


ABS e injeção eletrônica no Bronco

A injeção eletrônica chegou em 1985, para uma versão mais completa. A partir de 1987 o modelo mais básico já vinha com o substituto do carburador. Já os freios ABS chegaram em 1993.


A mais famosa perseguição da história

Uma das mais notórias curiosidades sobre o Ford Bronco é que ele foi o coadjuvante (ou protagonista, afinal?) de uma das maiores e mais assistidas perseguições policiais em todo o mundo. Foi a fuga de OJ Simpson, televisionada para mais de 90 milhões de espectadores no ano de 1994.


Curiosidades Ford Bronco: O carro da fuga não era de OJ?

O que poucos souberam na época, é que o Ford Bronco branco da perseguição de 94 não era de OJ Simpson, mas de um amigo que o ajudou na fuga. O dele já tinha sido apreendido pela polícia, mas o que causou a confusão foi que ele e o amigo tinham modelos idênticos.


O primeiro depois de 25 anos

O primeiro Ford Bronco a sair de fábrica em 25 anos.

A fabricação do Bronco encerrou em 1996, mas o modelo teve o seu retorno triunfante em 2021. Em comemoração, a Ford leiloou a primeira unidade a sair de fábrica. O Ford Bronco First Edition custou nada menos do que 1,1 milhões de dólares, para quem deu o maior lance nessa raridade, cobiçada por qualquer colecionador.


Curiosidades Ford Bronco: O mais caro do mundo

Curiosamente, o Ford Bronco  mais caro da história ainda disputa corridas.

Mas se você achou que o First Edition foi o Bronco mais caro vendido até hoje, você se enganou. O chamado Big Oly, versão Baja de 1969, foi vencedor de alguns dos rallys mais difíceis e perigosos do mundo em 1973, pilotado por um veterano vencedor das 500 milhas de Indianápolis. Vendido em 2021 (ano do relançamento) por “apenas” 1,9 milhões de dólares.


Um verdadeiro ícone cultural

O Ford Bronco não fez história apenas por ter revolucionado a indústria de veículos off-road. Nos EUA, ele acabou se tornando um ícone da cultura. E as curiosidades sobre o Ford Bronco não acabam aqui neste artigo.

Ted Nugent e seu curioso Ford Bronco com camuflagem de zebra.

Sua notoriedade e reputação inegavelmente transparece nos mais de 1200 filmes e séries em que aparece e nas mais de 200 músicas que citam o modelo.

Pilotos famosos, a saber: Jenson Button, Ryan Blaney e Tony Stewart têm suas histórias com o Bronco. Astros do rock o dirigem, como Ted Nugent que já teve 10 modelos. Lady Gaga, Ben Affleck, Gerard Butler, Sidney Sweeney, assim como Colin Farrell e tantos outros também são fãs do Bronco.

O Ford Bronco é um American Idol!

É o que mostra, afinal, os apresentadores do programa, Ryan Seacrest e Simon Cowell ao pilotar os seus!