História do Ford Bronco: O início

O que dizer sobre um modelo que existe desde 1966 e trouxe um novo conceito para a indústria, ao mesmo tempo em que inspirou o cinema, a música e o imaginário popular durante quase 6 décadas, e ainda desponta, mesmo atualmente, como um dos melhores veículos de série do mercado? Esta é a história do Ford Bronco!

Nós resumimos o suficiente, não é verdade?
Mas a história do Bronco é muito mais rica e cativante do que este breve resumo. 

E é por isso mesmo, que vale a pena lembrar o seu histórico, desde os seus primeiros conceitos, o seu primeiro protótipo, até chegar à linha de montagem, prontinho pra iniciar uma grande história.

Venha conhecer com a gente a história do Ford Bronco!


Origens na Segunda Guerra Mundial

O início do envolvimento da Ford com os jipes militares foi ainda em 1941, durante a Segunda Guerra Mundial, quando a marca se tornou um de seus fabricantes. Quando a Willys Motors e a Bantam Motor Company não conseguiram mais acompanhar a fabricação da demanda de jipes militares nos esforços de guerra, a Ford entrou em cena com o seu know how e a sua estrutura.

Jipe militar fabricado pela Ford para a Segunda Guerra.

Neste período, a Ford chegou a fabricar cerca de 270 mil jipes 4×4, o Ford GPW, para as Forças Armadas Americanas. Ou seja, nada menos do que 25 anos antes do surgimento do Bronco, a Ford já se especializava na fabricação de jipes.

Após o término da guerra, ao longo da segunda metade da década de 40, os americanos passaram a se interessar mais por esse tipo de veículo, para o uso doméstico mesmo, não militar, para fazer viagens ao campo com a família e para a sua utilização como auxiliares em trabalhos nas fazendas e nos ranchos. 

Com o ato de autorização para a criação da Rodovia Interestadual pelo então presidente dos EUA, Dwight D. Eisenhower, no ano de 1956, surgiu uma crescente necessidade de veículos mais velozes e confortáveis, na medida em que a construção do sistema de estradas avança.


O domínio da Jeep

Durante toda a década de 50, os Jeep Willys dominaram absolutamente o mercado, domínio que perdurou sem percalços até 1961, com cerca de 11 mil unidades vendidas ao ano. Foi quando surgiu um concorrente de peso, o International Scout, da International Harvester, que ajudou as vendas desse tipo de veículo a subirem para até 40 mil unidades ao ano, durante quinze anos, até que a Ford criasse o Bronco.

Faltava apenas tirar proveito de sua grande experiência na fabricação de jipes, projetando o que viria a ser o grande ícone da categoria de todos os tempos. E a Ford já estava querendo entrar nesse mercado.


Iniciando as pesquisas de mercado

Imagem publicitária do Ford Bronco antes de seu lançamento em 1966.

Não tenha dúvidas de que a criação dessa lenda do mercado automobilístico não aconteceu por sorte ou acaso. Com o crescimento do interesse nesse tipo de veículo, a Ford iniciou as pesquisas, ainda no início dos anos 60, que levariam posteriormente à criação do Bronco.

Sem especificarem para qual montadora era a pesquisa, a Ford consultou os consumidores de utilitários, para identificar o que eles gostariam que os seus veículos atuais tivessem. Muitos desses consumidores eram veteranos de guerra, ex-combatentes, que agora estavam na faixa dos 40 aos 50 anos.


O que esse público sentia falta?

  • Maior espaço interno
  • Maior conforto
  • Cabines (proteção contra vento, sol e chuva)
  • Pinturas mais modernas
  • Melhor proteção contra ferrugem
  • Suspensão mais macia


Essas respostas forneceram as bases para que a Ford direcionasse os seus esforços na criação do novo modelo e desse início à história do Ford Bronco.


O conceito por trás do Bronco

Visão por baixo de um Ford Bronco da primeira geração.

O Ford Bronco tem a concepção de um modelo 4×4, com inspiração nos modelos de jipes da época, mas com importantes alterações que o diferenciam dos demais.

A Ford dava início a um projeto ambicioso, que iria mudar o mercado, introduzindo um veículo forte, robusto e ao mesmo tempo bonito, confortável e com direção mais prazerosa. 

Suas pesquisas de mercado determinaram exatamente o que os atuais donos desse tipo de veículo queriam, mas abriam espaço também para um novo público. A Ford já sabia que o Bronco estava destinado a fazer sucesso, por pelo menos alguns anos, mesmo porque as montadoras concorrentes não conseguiriam acompanhar as suas inovações em um curto período. 

Um dos maiores responsáveis pelo design do veículo foi McKinley Thompson, o primeiro designer afro-americano da Ford nos EUA. Um ex-veterano da segunda guerra, bastante inspirado por seu trabalho como designer de engenharia militar. Ele trabalhou também no design de outros modelos icônicos e atemporais, como o Thunderbird e o Mustang.

Nascia ali outro ícone da indústria automobilística, que iria mudar o conceito de SUV para sempre.


O início da história: Projeto Bronco

Protótipo inicial do Ford Bronco.

O primeiro protótipo da história do Ford Bronco é de 1964 e consistia apenas de um mockup, uma representação visual do que seria o novo modelo quando finalmente fabricado. Um comitê da Ford aprovou esse protótipo e permitiu a liberação de 10 milhões de dólares para levar adiante o projeto.

O projeto tem o codinome GOAT: Goes Over All Terrain, antes mesmo da criação do nome comercial, baseado em uma espécie de cavalo selvagem. Esse codinome já dava uma ideia do que era o objetivo principal do projeto, que era criar um off-road bruto, com boa performance em qualquer tipo de terreno, incluindo as novas rodovias de alta velocidade.

A equipe de engenheiros produziu cerca de dez layouts iniciais, modificando, entre eles, principalmente a distância entre rodas e eixos, na tentativa de proporcionar a configuração que oferecesse o melhor balanço entre conforto, desempenho, dirigibilidade e segurança.

Os testes, no entanto, não ficaram apenas na prancheta.

Foi preparado um comboio de três diferentes protótipos do Bronco, com configurações diferentes de estrutura, além de um Jeep e um Scout, ambos saídos da linha de montagem. Os veículos foram, assim, levados ao Arizona, para uma prova de fogo em terrenos acidentados.

Larry Wynne, um dos engenheiros que participaram desse teste na época, conta que houve um acidente grave envolvendo o International Harvest Scout e outro acidente mais leve, com um dos protótipos do Bronco. Isso dá uma ideia da rigidez na realização desse teste, já que eles realmente queriam fabricar um veículo que resistisse a tudo. 


Design original e único

Outra curiosidade é que, por ter um design tão característico, as pessoas tendem a presumir que nenhum aspecto do Bronco é aproveitado de outros modelos da Ford. De fato, seus chassis foram criados do zero, mas alguns detalhes foram modificados e reutilizados do Ford F-100, incluindo partes do painel traseiro e do conjunto do piso. Seu motor também é uma modificação da unidade utilizada em outro modelo já existente, assim como todos os faróis, os pinos e os botões.

Esses reaproveitamentos ocorreram por questões de orçamento. Mas foram tão carinhosamente bem feitos, que todos imaginam que o Ford Bronco é um modelo 100% criado do zero.


O Bronco é anunciado ao mundo

Fotografia publicitária para revista, com dois Ford Bronco e suas famílias em um piquenique.

Um marco na história do Ford Bronco: O anúncio em 1965 em uma coletiva de imprensa, pelo então Presidente da empresa, Donald Frey, que disse:


Nós concebemos o Bronco, não como um carro convencional, como um jipe ou uma caminhonete, mas como um veículo que combina o melhor aspecto de cada um deles.

Esse veículo poderá ser utilizado como um sedan para a família, como um carro esportivo, um veículo para auxiliar nas tarefas em uma fazenda, ou mesmo um veículo para a defesa civil e outras atividades municipais. Ele foi projetado para rodar praticamente em qualquer terreno e para realizar praticamente qualquer tarefa. 

Nós queríamos adicionar mais um veículo ao nosso estábulo (em referência ao Mustang, ambos com nomes de cavalos).

Com o Bronco, nós queremos atrair também aquele público que nunca teve um utilitário. Pessoas que gostam do ar livre, esquiadores, caçadores, pescadores, e as famílias que gostam de acampar e se divertir ao ar livre.


Com esse anúncio oficial, nasce o Bronco, menos de um ano antes de iniciar suas vendas. A imprensa especializada passou então a ter acesso a protótipos e a realizar testes com o modelo. Alguns desses resultados ainda veremos um pouco adiante.


Os 3 primeiros modelos da história do Ford Bronco

Os modelos do Ford Bronco para o seu lançamento em 1966 eram:


FORD BRONCO ROADSTER (U13)

Ford Bronco 1966, versão Roadster.

Este era no formato padrão de um jipe, porém, sem capota e sem portas fixas. Havia opcionais removíveis desses itens, com estrutura em metal e revestimento em tecido ou vinil.

Vendidas no primeiro ano: 4.090 unidades


FORD BRONCO SPORTS UTILITY (U14)

Ford Bronco 1966, versão Sports Utility.

O U14 possuía uma cabine curta com dois assentos, enquanto o restante do espaço era ocupado por uma caçamba. Este modelo era uma espécie de pequena pick-up, que era mais destinado a ser um veículo funcional, mas agradou também alguns aventureiros e campistas.

Vendidas no primeiro ano: 6.930 unidades


FORD BRONCO WAGON (U15) 

Ford Bronco 1966, versão Wagon.

O Wagon pode ser considerado como o Bronco padrão, todo em cabine fechada, para 5 pessoas. Foi o modelo mais famoso no lançamento e o mais vendido da linha. 

Vendidas no primeiro ano: 12.756 unidades

O total de vendas do Bronco em seu ano de lançamento foi de 23.776 unidades. Este foi um número inegavelmente expressivo, se comparado às vendas dos veículos similares das montadoras concorrentes, representando nada menos do que 40% de todo o mercado.

Desbancar os veteranos da Willys e da International Harvest, no ano de estreia, foi certamente a primeira das inúmeras conquistas desse veículo lendário.

Estes três modelos iniciais tornaram-se valiosos itens ao longo do tempo, já que são parte da história do Ford Bronco. Colecionadores no mundo inteiro procuram por um desses modelos.


Bronco: Recepção na imprensa

Recorte de publicidade em revista do Ford Bronco.

A imprensa automotiva cobriu amplamente o novo modelo da Ford, logo após o seu anúncio, no ano anterior. Eles tiveram acesso a inúmeros protótipos e foram, de forma geral, bastante positivos em seus reviews. 


Algumas impressões históricas sobre o Ford Bronco

A seguir estão alguns trechos de publicações de revistas especializadas em veículos automotivos, que circularam na época.

Science and Mechanics:

Como um veículo para a estrada, o Bronco se supera. Fazer curvas com ele é excelente. Sua suspensão progressiva oferece uma boa jornada, sem sacrificar o espaço de carga.

Four Wheeler:

Os engenheiros da Ford fizeram também um excelente veículo para ruas pavimentadas, com ruído bem abaixo da média. Extremamente confortável nos piores terrenos, faz com que as longas viagens sejam bem menos cansativas.

Popular Science:

O Bronco se comporta como um verdadeiro carro esporte.

Mechanix Illustrated:

Seu motor prova ser além do necessário para trafegar em altas velocidades, sem problemas, por longos percursos.

Car Life:

O International Harvester Scout, o Toyota Land Cruiser, o Kaiser Jeep e o Land Rover possuem muito mais detalhes problemáticos, que afastam o motorista comum dos utilitários esportivos, do que tem o Ford Bronco.

Esta última análise da imprensa especializada demonstra que a Ford acertou em cheio em sua aposta. O Bronco atrairia não apenas o consumidor já habituado aos utilitários esportivos, mas também aqueles que não eram alvo desse mercado até então.

Essa foi, provavelmente, a sacada genial que mais impulsionou o sucesso e o volume de vendas do Bronco desde a sua criação.


A história do Ford Bronco: Os anos seguintes

Imagem da traseira de um Bronco ano 1972.

O lançamento do Bronco em 1966 foi muito bem sucedido. E, por isso mesmo, a Ford decidiu, que nos anos seguintes, apenas realizaria pequenas alterações no veículo, que servissem para mantê-lo a frente dos concorrentes. O Bronco continuou como forte concorrente do Jeep e do Scout dessa forma.

Mas, em 1969, entra em cena um novo modelo, o que seria o primeiro grande desafio do Ford Bronco após o seu lançamento.

A Chevrolet lançava o K5 Blazer, que apresentava ao público uma nova perspectiva para os utilitários esportivos. O modelo sacrificava as vantagens no tamanho e na dirigibilidade, para focar apenas no maior espaço interno e na velocidade nas autoestradas.

O Blazer fez apenas um quarto das vendas do Bronco em seu lançamento, no ano de 1969. Mas ao longo dos anos seguintes, iria ultrapassar as vendas de seus demais concorrentes. Isso acabou então impulsionando o projeto da segunda geração do Ford Bronco, cerca de 10 anos mais tarde, já no final dos anos 70.

Mas essa é uma outra história, que você também pode conhecer por aqui!

O Bronco conquistava usuários fiéis ao modelo e se mantinha na briga entre os grandes do segmento.


Não era raro ouvir comentários do tipo: “Meu Bronco nunca me deixou na mão”.


Isso era a prova de um excelente projeto, criado com a alma da Ford e de seus idealizadores. Um veículo versátil e durável, que estava apenas começando a escrever o seu nome nas páginas da história automobilística.