Os Broncos mais caros do mundo

Separamos pra você essa lista com alguns dos Ford Broncos mais caros, que foram vendidos (ou estão à venda), por valores surpreendentes. Confira!


Ford Bronco mais caro do mundo: “Big Oly” 1969

VALOR DE COMPRA: 1.87 MILHÕES DE DÓLARES

O Big Oly de 1969 tem história e é o Bronco mais valioso até o momento.

Versão do Ford Bronco de 1969, feita para competir no Baja Rally. Foi vencedor do Baja 1000 em 71 e 72, além do Baja 500 e do Mint 400, ambos de 1973. O piloto era uma figura famosa no automobilismo, Parnelli Jones, vencedor das 500 milhas de Indianápolis na década de 60. Ele morreu em 2024, com 90 anos de idade.

O lendário veículo foi arrematado em 2021, na Mecum Auctions. O novo dono do raro veículo agora é Phillip Sarofim, milionário fundador da Trousdale Ventures. 

Todo mundo deve pensar que um veículo com esse valor e raridade deveria ficar em um museu ou perfeitamente conservado em uma garagem particular, contudo, o Big Oly simplesmente voltou às corridas!

Em 2022, o impensável aconteceu:
O Big Oly capotou na NORRA Mexican 1000!

O inimaginável prejuízo no Ford Bronco mais caro da história.

Piloto e copiloto não se machucaram, entretanto. Eles conseguiram desvirar seu Ford Bronco raro e voltaram à corrida. Assim, o prejuízo foi apenas estético, mas dá pra imaginar capotar com um carro de quase 10 milhões de reais?


2° Lugar – Broncos mais caros: “First Edition” 2021

VALOR DE COMPRA: 1,1 MILHÕES DE DÓLARES

O primeiro First Edition é um zero quilômetro, mas é uma raridade.

Curiosamente, o segundo exemplar do Ford Bronco mais caro da história não era um modelo antigo, famoso, ou reformulado, mas o primeiro Bronco de sexta geração a sair de uma fábrica da Ford, novinho, zero quilômetro.

Pouco antes do lançamento do novo Bronco, a Ford colocou a sua primeira unidade em leilão, sabendo que aficionados e colecionadores, principalmente nos EUA, disputariam o modelo, trazendo grande repercussão ao lançamento da linha.

É nada menos do que o primeiro Bronco fabricado em 25 anos!

O First Edition era um duas portas, que vinha com um mix de características das versões que viriam a seguir, como por exemplo a parte mecânica da versão Badlands e os itens luxuosos da versão Outer Banks.

O valor de mais de um milhão, arrecadado no leilão, foi direcionado a duas instituições: A National Forest Foundation, que tem por objetivo levar mais pessoas a apreciar passeios nas florestas nacionais dos EUA; e a Outward Bound, que prepara jovens para terem um forte caráter e serem determinados ao longo da vida. 

A First Edition depois saiu de fábrica com mais 7 mil unidades.


3° Lugar – Broncos mais caros: XLT “O.J. Simpson” 1993

VALOR OFERTADO: 750 MIL DÓLARES
VALOR À VENDA: 1,5 MILHÕES DE DÓLARES

O famoso e infame Ford Bronco de OJ Simpson, um dos mais caros do mundo.

Em 1994, cerca de 90 milhões de espectadores assistiram ao vivo, por quase duas horas, uma das maiores e mais notórias perseguições policiais dos EUA. Era a tentativa de fuga de OJ Simpson, ex-astro da NFL, acusado do assassinato da ex-mulher e de um amigo.

A tentativa de fuga foi em um Ford Bronco XLT 93 na cor branca e, desde então, o veículo passou a ter conotação de crime e espetáculo. Muitos pensam que o Bronco branco da TV era o de OJ, mas curiosamente, era do amigo Al Cowlings, que o ajudou na fuga. Eles tinham veículos idênticos, mas a polícia já havia apreendido o Bronco de OJ Simpson.

Saiu das mãos de Al Cowlings apenas em 1997, comprado por um amigo que o ajudava com a falência por 200 mil dólares. Foi parar no museu do crime de Alcatraz (Alcatraz East Crime Museum), onde exibem veículos famosos de criminosos ou utilizados em crimes. 

O atual dono já recusou uma oferta de 750 mil dólares pelo Ford Bronco branco, no entanto, ele diz não vender por menos de 1.5 milhões. O museu ainda espera continuar exibindo o veículo.


4° Ford Bronco “Ryan Blaney” 1974

VALOR DE COMPRA: 650 MIL DÓLARES

De 1974, reformado pela Gateway, é o quarto Bronco na lista dos mais caros.

Ryan Blaney é um jovem piloto, último campeão da Nascar Cup Series, conhecido não apenas por sua carreira ,também por manter uma fundação de pesquisas relacionadas à doença de Alzheimer. Seu Ford Bronco 1974, totalmente restaurado pela Gateway, recebeu o lance vencedor de 650 mil dólares, surpreendentemente, em um leilão beneficente de arrecadação.

A reforma do modelo de 74 não foi apenas estética, no entanto. A Gateway Bronco é uma oficina que atualmente faz reformas completas. O Bronco de Ryan Blaney tem absurdos 700 hp de potência e conta, aliás, com requinte nos detalhes, como o mesmo couro dos modelos da Porsche e itens de madeira, além de vidros elétricos com botões de acionamento que aparentam as manivelas originais.

Foi sem dúvida um dos mais populares itens da famosa casa de leilões Barret-Jackson Scottsdale. 


5° Ford Bronco “Custom” 1969

VALOR DE COMPRA: 500 MIL DÓLARES

Bronco de 1969 totalmente reformulado.

A Barret-Jackson vendeu também este Ford Bronco, em 2013, pelo valor de 500 mil dólares, parte de um leilão com fundos destinados à caridade.

No que se refere aos antigos donos ou participações anteriores em eventos, ele nada tem de especial. Porém, a sua customização foi talvez ainda mais meticulosa do que a feita no número 4 dessa lista, justificando o alto valor do veículo.

Ele é um V8 com câmbio manual de 5 marchas e, em 1969, todo Bronco saía de fábrica com câmbio de 3 velocidades. Além disso, todo o exterior e o interior obtiveram modificações, desde os painéis até todo o design da carroceria, que teve as linhas suavizadas.


6° Ford Bronco “Velocity” 1974

VALOR DE COMPRA: 299 MIL DÓLARES

Bronco 74 reformado pela Velocity.

Vendido em 2017 na Flórida, este Bronco foi reformado pela Velocity Restorations, com motor Ford V8 Coyote, câmbio de 6 velocidades e suspensão elevada, além de modernizações internas, que inclui sistema de som com tecnologia atual. Vem até com degraus automáticos retráteis para ajudar a subir no veículo, que tem uma altura considerável.

A pintura em laranja com detalhes em branco e o odômetro zerado completam o pacote.

O Ford Bronco possui um grande número de colecionadores e entusiastas, dessa forma, existem inúmeras versões restauradas até hoje, com as mais diversas configurações. Você pode encontrar inúmeras dessas versões, à venda por valores entre 70 e 200 mil dólares habitualmente.

Pra quem gosta do clássico original, veja essa última restauração que vamos mostrar. Ela não é das mais valiosas no valor de compra, mas certamente tem um valor inestimável para os adeptos do Bronco.


Broncos mais caros: BONUS

Ford Bronco “Budd” Roadster 1966

Ford Bronco "Budd" não é dos mais caros, mas é bastante raro.

Essa restauração estava à venda por 69 mil dólares, não estaria entre os Broncos mais caros, embora seja um modelo raro. Trata-se, afinal de contas, de um dos primeiros Roadsters lançados, restaurado por 6 anos para manter as mesmas características do original de quase 60 anos atrás.

Eles conseguiram até mesmo restaurar os bancos originais, na cor prata, com pedaços que conseguiram de outros veículos abandonados.

Apenas as 200 primeiras unidades do Roadster são chamadas de “Budd”. Produzidos por uma empresa de mesmo nome, sob encomenda da Ford, quando ainda não haviam os meios de produção necessários para essa versão.

Realmente uma raridade!