Todas as gerações do Ford Bronco

Ford Bronco: Todas as gerações.

O Bronco fez história ao longo de suas quase 6 décadas de existência, desde que foi lançado em 1966. Ao longo de todo esse tempo, passou por inúmeras atualizações, algumas pequenas, enquanto outras determinaram o surgimento de novas gerações do Ford Bronco.

A sua primeira geração foi a mais longa até agora, durou 12 anos. Isso porque, no lançamento, o Bronco era tão inovador que levou tempo até que os outros fabricantes se adaptassem e pudessem criar e modificar modelos para competir com ele no mercado.

Logo a seguir, nós vamos viajar um pouco pela história desse clássico, mostrando as mudanças ao longo das 6 gerações do Ford Bronco.


Primeira Geração (1966 a 1977)

Ford Bronco: Primeira geração.

O Ford Bronco veio a público em 1966, como uma alternativa aos modelos baseados nos jipes da época. Chegou redefinindo a categoria, entregando um carro forte, que se adaptava a qualquer terreno, mas ao mesmo tempo prezando também pelo conforto de seus ocupantes e pela necessidade de maiores velocidades nas estradas.


Ford Bronco 1966

  • VERSÕES: Roadster, Sport Utility e Wagon.
  • MOTOR: 6 cilindros em linha, 2.8 litros.
  • TRANSMISSÃO: Manual de 3 marchas.


Ainda em 1966, foram introduzidos alguns opcionais, como o motor V8 de 4.7 litros e 200 cavalos, além de engate para reboque, guincho e pá dianteira para remoção de neve, entre outros.

As três versões da primeira geração do Bronco.


Ford Bronco 1967

  • Lançada a versão Sport.


Bronco 1972

  • Lançada a versão Explorer.


Bronco 1973

  • O motor de 6 cilindros passa a ter 3.3 litros. Entre os opcionais, surge a transmissão automática e a direção hidráulica.
  • Lançada a versão Ranger.


Ford Bronco 1975

  • Neste ano, ganha freios dianteiros a disco.


Bronco 1976

  • Lançada a versão Special Décor.

Propaganda de revista com um modelo de primeira geração do Bronco.

A primeira geração vendeu mais de 225 mil unidades em 12 anos, o que dá uma média de quase 19 mil unidades vendidas a cada ano. Novas gerações do Ford Bronco viriam a seguir.


Segunda Geração (1978 a 1979)

Segunda geração do Bronco com pintura especial.

A segunda geração do Bronco ficou inegavelmente maior, 70 centímetros a mais só no comprimento. Seus chassis são uma versão mais curta da linha F-100, para melhor competir com os modelos de outras montadoras que também introduziram veículos desse porte, com maior espaço para toda a família.

Inicialmente, o seu lançamento era previsto para 1974, mas a crise de combustíveis de 73 fez com que os planos fossem adiados.


Ford Bronco 1978 e 1979

  • VERSÕES: Custom e Ranger XLT.
  • MOTOR: V8, 6.6 litros.
  • TRANSMISSÃO: Manual de 4 marchas.

A segunda geração do Ford Bronco.

Na pintura, havia 3 tipos de padrões com opções de cores, assim como diversos itens de conforto. A segunda geração vendeu 77.917 unidades em 1979 e 104.038 em 1979.


Terceira Geração (1980 a 1986)

Ford Bronco: Terceira geração.

A construção da terceira geração foi iniciada em 1977, antes mesmo de entrar em cena a segunda que, por isso mesmo, teve curta duração. Ainda que com os chassis baseados nos modelos F-100, a Ford decidiu reduzir um pouco o seu peso e o seu tamanho, aproximando-o mais do modelo original e possibilitando uma maior economia de combustível.

Passou a ter suspensão dianteira independente, para que houvesse um maior conforto na direção e foram adicionados também, já em 1980, uma série de opcionais de conforto.


Ford Bronco 1980

  • VERSÕES: Custom, XL e XLT. 
  • MOTOR: 6 cilindros, 4.9 litros (Custom); V8, 5 e 5.8 litros.
  • TRANSMISSÃO: Manual de 4 marchas, assim como automática de 3 marchas.


Bronco 1984

  • Adicionada a opção de teto solar.
  • Lançada a versão Eddie Bauer (mais detalhes adiante)


Bronco 1985

Em uma das versões com motor V8, a Ford introduziu a injeção eletrônica de combustível, em substituição ao carburador.

Interior e exterior de duas versões da terceira geração do Bronco.

A geração III do Ford Bronco vendeu mais de 320 mil unidades em 7 anos, com uma média de 46 mil vendas a cada ano.


Quarta Geração (1987 a 1991)

Ford Bronco de quarta geração.

Em sua quarta geração, o Bronco começa a ganhar linhas um pouco mais arredondadas em seu exterior, bem como na parte interna. A frente tem o mesmo visual do F-150, de onde é analogamente baseado seu chassi. A injeção EFI agora vem na versão mais básica, ao passo que são introduzidos alguns equipamentos de segurança, como o ABS traseiro.


Ford Bronco 1987

  • VERSÕES: Custom, XLT e Eddie Bauer.
  • MOTOR: 6 cilindros, 4.9 litros (Custom); V8, 5 e 5.8 litros.
  • TRANSMISSÃO: Manual de 4 e 5 (a partir de 88) marchas e automática de 3 e 4 marchas.


Ford Bronco 1990 Nite Edition

Versão do XLT visando o público mais jovem, com o corpo todo em pintura preta, assim como decalques coloridos nas laterais.

Nite Edition: Versão da quarta geração do Bronco.


Ford Bronco 1991 Silver Anniversary Edition

Em comemoração aos 25 anos do Ford Bronco, foi lançada uma versão com pintura especial e bancos de couro (pela primeira vez no Bronco).

A quarta geração vendeu pouco mais de 235 mil unidades ao longo de 5 anos, dando uma média de 47 mil unidades a cada ano.


Quinta Geração (1992 a 1996)

Quinta geração do Ford Bronco.

A quinta geração do Bronco continuou acompanhando a estética do F-150. Teve, contudo, melhorias significativas no interior, incluindo o painel, além de novos opcionais, como a abertura remota sem chave e os bancos de couro, vistos pela primeira vez na Silver Anniversary Edition de 91. Os vidros elétricos deixaram de ser opcionais pela primeira vez, já que veio acompanhando todo modelo básico.


Ford Bronco 1992

  • VERSÕES: Custom, XLT, XLT Sport, Nite Edition e Eddie Bauer. 
  • MOTOR: 6 cilindros, 4.9 litros (Custom); V8, 5 e 5.8 litros.
  • TRANSMISSÃO: Manual de 5 marchas, assim como automática de 4 marchas.


Bronco 1993

  • Inclusão dos freios ABS em todas as rodas.


Ford Bronco 1994

  • Inclusão do airbag do motorista.


Bronco 1996

  • O primeiro Ford a incluir setas nos espelhos laterais.

As vendas da quinta geração passaram das 162 mil unidades, cerca de 33 mil por ano.

Apesar de todo o sucesso das gerações do Ford Bronco, o modelo deixou de ser fabricado em 1996, dando lugar ao Ford Expedition a partir do ano de 1997. Era o fim da história do clássico, a menos que fosse apenas uma pausa…


Ford Bronco Eddie Bauer

Ford Bronco versão Eddie Bauer.

Lançada em 1984, na terceira geração do Bronco, a versão é uma parceria da Ford com a marca de roupas Eddie Bauer. Seus modelos possuem primeiramente uma pintura diferenciada, em duas cores, além de faixas laterais e rodas especiais. Além disso, essa versão inclui ainda uma espécie de kit com ferramentas úteis para aventureiros e a cada ano possuía detalhes diferentes no interior.


Sexta Geração (2021 aos dias atuais)

Ford Bronco sexta geração.

Apesar de passados 55 anos do lançamento do primeiro Bronco e sem um novo modelo há 25 anos, o Ford Bronco voltou para ficar!

Desde 2016 a Ford havia começado a discutir a recriação do Bronco, cujo lançamento estava definido para o ano de 2020. Mas precisou ser adiado, principalmente por conta da pandemia de Covid. Em 2021, finalmente, ele estava de volta. O novo Bronco chegou com um visual lembrando bem a sua primeira geração, enquanto a estrutura veio com base na do Ford Ranger.

O Bronco tem tanta história e aficionados pelo mundo, que essa fama permitiu que a Ford fizesse, dessa forma, um leilão do Ford Bronco First Edition 2021. Foi a primeira unidade a sair de fábrica depois do relançamento, arrematada por mais de 1 milhão de dólares, de acordo com informes.

Do mesmo modo, ela aproveitou também a fama conquistada em todas as gerações do Ford Bronco para aceitar uma pré-reserva entre 2017 e o lançamento em 2021, no valor simbólico de 100 dólares.


Sexta Geração nos Estados Unidos

  • VERSÕES : Base, Big Bend, Black Diamond, Outer Banks, Badlands, Wildtrack.
  • MOTOR: Ecoboost 1.5, 2.0, 2.3 e 2.7 litros.
  • TRANSMISSÃO: Manual de 7 marchas, assim como automática com 10 velocidades.

Três versões da sexta geração do Ford Bronco

“Bronco, Broncão e Bronquinho”.

  • Versões Everglades e Raptor lançadas em 2022. 
  • 2023: Lançada a edição especial Heritage com apenas 1.966 unidades produzidas.

As vendas do novo Ford Bronco começaram tímidas, com pouco mais de 35 mil unidades vendidas. Mas já no segundo ano, saltou para quase 120 mil unidades, mantendo o mesmo padrão no ano seguinte.


Sexta Geração no Brasil

Chegou ao Brasil em 2021, já em sua sexta geração. A Ford lançou no país o Bronco na versão Wildtrack (também chamado de Sport ou Sport Wildtrack).

Ele vem equipado, atualmente, com o motor Ecoboost 2.0 e câmbio automático de 8 velocidades.

Desde então, os brasileiros também podem ser donos desse off-road, com excelente desempenho em qualquer condição, inclusive na cidade, e fazer parte da história dessa lenda da Ford e da indústria automobilística.